Como emitir uma passagem de Volta ao Mundo barata em Executiva

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Nosso planeta possui mais de 12 mil quilômetros de diâmetro médio, por isso que quando falamos em viagem de volta ao mundo sempre é uma experiência grandiosa.

Existem diversas maneiras de planejar uma viagem assim e independentemente de qual sejam elas, será necessário um bom planejamento e bastante paciência para executá-lo.

Aqui, vou contar a nossa experiência de como emitimos a nossa passagem. A parte turística do roteiro vocês poderão acompanhar nos posts específicos de cada lugar; nesse, entretanto, minha intenção é mostrar como fizemos para chegar até os destinos.

Fizemos a nossa primeira volta ao mundo (e única até o momento devido à pandemia) em outubro e novembro de 2019, foram 25 dias de viagem por 6 países.

Nós já acompanhávamos blogs especializados em emissão de passagens fazia algum tempo e sabíamos da existência do programa de volta ao Mundo da TAP Miles&Go (programa de fidelidade da companhia TAP), por isso foi esse programa que utilizamos.

Volta ao Mundo

Como funciona o Programa Miles&Go da TAP?

O programa da TAP consiste em pagar uma única taxa de 350 mil milhas por pessoa para uma Volta ao Mundo com todos os trajetos em classe executiva ou 250 mil milhas para classe econômica. 

Algumas regras importantes:

  • A viagem completa (saída e chegada no mesmo destino) deve ter duração entre 10 dias e 1 ano.
  • Você só pode viajar em uma direção (Leste ou Oeste) e não pode mudar o sentindo no meio do caminho;
  • Deve atravessar o oceano Atlântico e o Pacífico;
  • Máximo de 10 voos e 6 escalas maiores do que 24 horas (na prática: pode visitar no máximo 6 países diferentes);
  • A viagem deverá terminar no país de origem.
  • Para todo o regulamento acesse aqui.

Como acumular e transferir milhas?

Nós utilizamos o acúmulo de milhas através de cartão de crédito, ou seja, pagamos tudo o possível no crédito. Mesmo assim, acumular 700 mil milhas não é uma tarefa fácil e por isso, nós compramos milhas para usarmos nessa transação.

A Livelo é a empresa em que pontuamos através do nosso cartão e dela é que partiram as milhas para a TAP. Algumas vezes por ano a Livelo e a TAP se unem e fazem uma promoção em que você pode comprar milhas com desconto e quando transfere para a TAP você ganha bonificações (na nossa ocasião ganhamos 120% de bônus).

Gráfico transação milhas
Gráfico transação milhas

Como procurar os voos para uma Volta ao Mundo?

Em posse da quantidade de milhas que você precisa o próximo passo é decidir os 6 destinos desejados e checar a disponibilidade de voos (na verdade essa parte você já pode pesquisar antes para ver se vale a pena a compra e transferência das milhas).

A TAP faz parte da Star Alliance uma união de diversas companhias aéreas e, por isso, é possível mesmo com milhas dela viajar com qualquer empresa da aliança – desde que haja assentos disponíveis.

Em termos objetivos, o único jeito de emitir a passagem é ligando para a Central da TAP Miles & Go e checar a disponibilidade de assentos em cada destino que você deseja incluir no roteiro. 

Existe, porém, uma maneira de você filtrar e ter quase certeza dessa disponibilidade antes de fazer a ligação – não, não tem como escapar de ficar algumas horas no telefone com eles. 

Faça a busca no site da United

Utilizando o site da companhia United Airlines (também membro da Star Alliance) você consegue pesquisar se há lugar nos voos para os destinos que você deseja. 

captura de tela

Faça a busca e marque:

  • somente Ida
  • Reservar com milhas
  • Calendário de preços

Escolha os destinos > marque o mês desejado > procure pelo número de passageiros que viajarão

Não é necessário selecionar a classe pois a tabela seguinte mostrará todas as classes.

captura de tela

Dica: “mostrar apenas voos sem escalas” é uma forma de filtrar voos diretos, caso não encontre seu voo, desmarque essa opção.

Caso esteja procurando passagens em econômica a legenda são os traços azuis e se for executiva são os pontos azuis.

Nesse momento, sugiro que você abra as buscas para cada um dos destinos e analise a melhor composição das datas, baseado nessa disponibilidade.

captura de tela

Procure os voos sempre na coluna Prêmio Saver – não se preocupe com o valor das milhas mostradas ali. 

Certifique-se que a letra da classe seja:

  • X: para Econômica 
  • I: para Executiva 
  • O: para Primeira Classe

Pois essas são as passagens que são disponibilizadas pela TAP.

Faça o mesmo processo para todos os destinos que você deseja e SEMPRE lembre da regra que se você iniciar a viagem para leste você deve sempre manter esse sentido, mesmo dentro de um mesmo continente (exemplo: você não pode emitir São Paulo – Frankfurt – Paris mesmo que tenha disponibilidade, porque Frankfurt fica mais ao leste que Paris ou seja você teria que “voltar” para chegar à capital francesa).

Uma dica para escolher os destinos é pensar locais que tenham voos diretos entre si para você não perder muito tempo com escalas, nem sempre é possível mas assim você otimiza a viagem.

Primeiro encontre as passagens depois marque as férias!

Devido a todas essas variáveis, para quem tem períodos muito exatos ou rígidos de férias fica um pouco mais complicado. Para esses, sugiro que primeiro tentem ver as disponibilidades para depois marcar a data das férias, pois assim você molda as suas datas a partir das companhias e não o contrário.

Como fazer a emissão das passagens de Volta ao Mundo

Anote todos os trajetos completos antes de ligar para a TAP (destino, data, hora de saída, número do voo) e não adianta dizer que você viu que o voo tem lugar pois eles vão dizer que o sistema deles é diferente (mas por experiência própria você acertará 99% das vezes), sendo assim somente diga: “pensei em começar indo para Nova Iorque saindo de Guarulhos no dia tal, podes checar para mim a disponibilidade?”

O atendente checará todos os trajetos e ao final irá te avisar que vai passar o seu trajeto para ser analisado pelo setor responsável, nesse momento eles já emitem a reserva para você e geralmente após 2 ou 3 dias eles retornam te avisando dos valores das taxas de embarque e para efetuar o pagamento das taxas.

Importante 1:

Se a TAP demorar mais do que 3 dias para confirmar as passagens, ligue novamente e seja mais enfático.

Importante 2:

O ideal é ter todas as milhas numa conta só pois assim a emissão é única e possíveis alterações posteriores nas passagens também – isso evita MUITA dor de cabeça!

Nossas emissões

Como eu expliquei acima, em 2019 emitimos nossa primeira passagem. A viagem foi em setembro e a emissão foi feita em maio. Na verdade nessa vez aconteceram alguns problemas pois eu não sabia muito como utilizar o site da United para pesquisar e também não prestei muita atenção na regra do Leste-Oeste (apesar de que quem deveria ter me alertado era o atendente, mas não o fez) por isso a passagem ficou indo e voltando de análise e acabei perdendo alguns voos e tendo que fazer realocações.

Sendo assim, reforço a dica de antes que se demorar mais do que 2-3 dias para darem o retorno ligue novamente.

O nosso grande desejo para essa viagem era conhecer a Ásia e por isso tínhamos que arrumar um jeito de chegar até lá – as passagens entre Ásia e América ou Oceania e América são as mais difíceis de achar lugares disponíveis por isso sugiro procurar primeiro esses trajetos e depois ir montando o restante.

Encontramos uma passagem de Montreal para Tóquio no dia 23 de outubro e esse foi nosso ponto de partida.

mapa de rotas

São Paulo (GRU) – Bogotá – Nova Iorque (JFK)

Nesse trecho não conseguimos pegar o voo direto GRU-NYC então fizemos uma escala de poucas horas no aeroporto de Bogotá. Ficamos somente um dia em NYC pois já conhecíamos a cidade e foi nossa parada antes de chegar a Montreal.

  • Cia: Avianca
  • Aeronave: A330 / A330
  • Confira o relato AQUI

Nova Iorque (JFK) – Montreal (YUL)

Voo curto de apenas 1h

  • Cia: Air Canada
  • Aeronave: E175

Montreal (YUL) – Tóquio (NRT)

O voo mais difícil de achar disponibilidade por isso tanto esforço para conseguir pegá-lo.

  • Cia: Air Canadá
  • Aeronave: B787-900
  • Confira o relato AQUI

Tóquio (NRT) – Seul (ICN)

Conhecer a capital sul-coreana também era uma das vontades e foi realmente impressionante.

  • Cia: Asiana Airlines
  • Aeronave: A380-800 (o King of the sky – voamos no andar superior do avião, foi incrível)
  • Confira o relato AQUI

Seul (ICN) – Singapura (SIN)

Outro grande desejo da viagem era viajar com a famosa Singapore Airlines, sendo assim adicionamos o pequeno país no roteiro e foi uma ótima surpresa pois conseguimos conhecer lugares novos e relaxar bastante.

  • Cia: Singapore Airlines
  • Aeronave: A350-900
  • Confira o relato AQUI

Singapura (SIN) – Varsóvia – Copenhagen (CPH)

Nesse trecho também não conseguimos o voo direto de Singapura por falta de disponibilidade mas a companhia Ucraniana foi uma boa surpresa, serviço excelente.

  • Cia: LOT Polish
  • Aeronave: B787-800 / E190
  • Confira o relato AQUI

Copenhagen (CPH) – Zurique – São Paulo (GRU)

A Dinamarca não possui ligação direta com o Brasil por isso foi necessária a conexão. Na verdade, nossa ideia era conhecer Zurique porém não conseguíamos o voo de volta saindo diretamente da Suíça somente se saísse da capital dinamarquesa (vai entender esses algoritmos das companhias).

  • Cia: SWISS
  • Aeronave: A321 / B777-300ER
  • Confira o relato AQUI

Quanto custam as taxas de embarque para a Volta ao Mundo?

O valor das taxas foram de 1.388,00 euros para 2 pessoas. 

Quanto custa uma passagem de Volta ao Mundo?

Para nós a viagem custou R$4.200,00 + R$6.300,00 (1.388,00 euros em maio 2019) = R$ 10.500,00 para duas pessoas e utilizamos 700 mil milhas da TAP Miles&Go.

A fim de ilustrar, se você comprou todas as milhas segundo nosso tutorial o custo é: R$7.350,00 + 3.150,00 (estimado das taxas) = 10.450,00 por pessoa. Lembrando que esse valor é para toda a rota em classe executiva e que as taxas variam dependendo o país e da companhia que você utiliza – por exemplo a Singapore Airlines cobra taxas mais caras.

Volta ao Mundo 2020 - a viagem que não aconteceu

Em 2020 estávamos com as passagens já emitidas para a nossa segunda viagem porém devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus nossos planos tiveram que ser cancelados (foi bem tranquilo cancelar e eles devolveram todas as milhas e taxas de embarque).

O planejamento dessa viagem foi fazer a rota contrária (começando pelo leste) e o principal destino era Austrália onde programamos 10 dias no local. A viagem teria a duração de 23 dias.

Roteiro

1) Rio de Janeiro – Lisboa (escala) – Zurique com a TAP

2) Zurique – Istambul com a Turkish Airlines

3) Istambul – Bangkok com a Turkish Airlines

4) Bangkok – Singapura (escala) – Perth com a Thai Airways no primeiro trecho e o segundo com Singapore Airlines

5) Sydney – Vancouver – Chicago com a Air Canada

6) Chicago – São Paulo com a United Airlines

Enfim, uma pena que não podemos fazer essa viagem dessa vez, mas o mais importante é estarmos com saúde para podermos explorar cada vez mais lugares. 

mapa de rotas

E aí, ficou animado/animada para programar e desfrutar da sua Volta ao Mundo?? Sem dúvida dá trabalho para emitir e organizar tudo, contudo garanto que vale cada segundo.

Deixe nos comentários suas dúvidas sobre as emissões ou nos conte como foi a sua experiência!

Continuem Reservando pelo Mundo conosco e até a próxima!

Um comentário

  1. Gustavo Damian

    Conteúdo único e sensacional. Parabéns, vcs sao tops. Como disse no insta… estou baseando minha viagem com minha namorada nessa matéria. Tomara que eu consiga! Um sonho seria conhecer a Ásia! e viajar pela classe executiva… seria a primeira vez. Achei um pouco complicado essa questão das reservas… mas estou firme aqui estudando tudinho.

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