Conceito Geral das Torres: Berlim, Hamburgo e Viena
As Torres Flak foram fortalezas de artilharia antiaérea construídas nas cidades de Berlim, Hamburgo e Viena durante a Segunda Guerra Mundial para prevenir sobrevoos e ataques de bombardeiros inimigos. Para além dessa função, elas também serviram como abrigo antiaéreo para milhares de pessoas durante a Batalha de Berlim, em abril de 1945. As maiores em Berlin podiam acomodar até 15mil pessoas, há informações que até 30mil pessoas se abrigaram dentro em uma das batalhas em Berlim.
A concepção das torres foi concebida após um ataque aéreo em Berlim em 1940. As torres foram construídas em tempo recorde, apenas 6 meses, o que pode ser considerado um feito dada as proporções gigantescas das construções. Com paredes de até 3,5mts de espessura elas foram consideradas invulneráveis.
Com o final da guerra a destruição das torres foi considerado inviável e muitas seguem até hoje.
Tipos de Torres:
Torre-G: Torre das armas e grande torre
Torre-L: Torres de controle, torres bunkers e torres de artilharia antiaérea de pequeno porte.
Cada complexo de torres Flak consistia em uma Torre G (Gefechts-Turm) e uma Torre L (Leit-Turm).
Os complexos consistem em 3 gerações:
Geração 1:
Torre G – 70,5 x 70,5 x 39 metros – com oito canhões de 128 mm e vários canhões de 20, 30 e 37 mm.
Torre L – 50 x 23 x 39 metros – geralmente equipada com dezesseis canhões de 20 mm.
Geração 2:
G-Tower – 57 x 57 x 41,6 metros – equipada com oito canhões de 128 mm e dezesseis canhões de 20 mm.
Torre L – 50 x 23 x 44 metros – equipada com quarenta canhões de 20 mm
Geração 3:
Torre G – 43 x 43 x 54 metros – com oito canhões de 128 mm e 32 peças do canhão de 20 mm. As torres de Viena são de 3ª geração.
As torres flaks de Viena
Flak é um acrônimo de “Flug Abwehr Kanone”, o nome do programa nazi de proteção das cidades contra os ataques aéreos (torres semelhantes foram construídas em Berlim e Hamburgo). Tinham dois objetivos: servir de base à artilharia antiaérea e de bunkers e abrigos antiaéreo.
Torres do Parque Augarten
As torres sempre foram construídas aos pares, uma torre G e uma torre L, como dito acima uma torre de armas e outra de comando.
Elas foram construídas de 1942 a 1944. Com a demora em ficar prontas e a evolução da guerra, quando elas foram finalmente finalizadas já estavam obsoletas, e sua função relegada a abrigo para civis e tropa.
Uma vez finalizada a guerra, tentou-se a implosão, o que se mostrou mais difícil do que o planejado. Optando-se por mantê-las como estão.
Haus des Meeres – Aquário de Viena.
O maior aquário austríaco está localizado em uma das torres Flak, ou seja, a antiga torre antiaérea da Segunda Guerra Mundial construída pelos engenheiros de Hitler.
O edifício é uma atração com 47m de altura com paredes de 3,5m de espessura, 11 andares e terraço. Desde 1957, encontrou um papel em tempo de paz como aquário público, parede de escalada e um café.
Como Chegar:
- Para a torre em Augarten: De bonde: Bonde 31 de Stammersdorf (Bahnhofsplatz / Runde) Gaußplatz (Obere Augartenstraße) De ônibus: 5A de Nestroyplatz (Schrottgießergasse) para Gaußplatz (Obere Augartenstraße) N31 Schwedenplatz (Franz Josefs Kai) para Gaußplatz (Obere) Augartenstraße)
- Para a torre em Esterházypark – Haus des Meeres: Metro U3 para Neubaugasse, depois 100 m através de Kollergerngasse para Esterházypark