A capital da Ucrânia tem uma beleza singular, dividida entre as construções sóbrias da União Soviética e monumentais edifícios neo-clássicos e mosteiros dourados. Sem dúvida, ela não deve ser somente uma passagem para quem quer conhecer a zona de exclusão; porém, sabemos que geralmente não dispomos de muito tempo quando se trata de conhecer diversos países do Leste Europeu.
- Moeda: Grívnia (UAH)
- Idioma: Ucraniano
- Necessita vacina? Não
- Visto: Não
- Carro de aplicativo: Sim
- Fuso horário: UTC +2 (5h a mais que horário de Brasília)
- LGBTQIA+ friendly: não é crime, mas o país está cada vez mais radical
Kiev
Como Chegar em Kiev
O método mais fácil e com mais economia de tempo é o avião. Kiev possui um aeroporto internacional com diversas rotas dentro da Europa (voos direto para Paris, Frankfurt, Amsterdam, Roma, entre outros). Na nossa viagem, como estávamos fazendo uma rota pelo Leste Europeu fizemos a rota Budapeste-Kiev.
Do aeroporto ao centro de Kiev
Nós utilizamos o Uber, não é caro e vale pelo conforto. Inclusive, pois, é um país que a maioria de nós não sabe ler nem as placas! Outra opção é o Skybus, um ônibus expresso que liga o aeroporto ao terminal rodoviário e ao metrô.
Quanto tempo ficar em Kiev
Pelo menos 2 dias inteiros. Esse é sempre um ponto muito relativo, mas a visita tradicional para Chernobyl dura um dia inteiro (existem visitas de mais dias). E acho apropriado deixar mais um dia para conhecer Kiev.
Onde ficar em Kiev
O mais fácil é ficar na região central, nos arredores da praça principal (da Independência) – Maidan Nezalezhnosti. É dali que saem alguns dos passeios para Chernobyl.
Roteiro de 1 dia
Com o tempo curto, sem dúvida uma ótima opção são os ônibus Hop on/Hop off. Em que você terá um panorama geral da cidade, acompanhado de um pouco de história (devido aos áudios) e sem se preocupar com o transporte. No nosso tour pelo Leste europeu utilizamos muito essa opção de turismo, devido ao pouco tempo em cada lugar.
Praça da Independência
Inicie pela praça da Independência, que é cruzada pela avenida Khreshchatyk. A praça é assim denominada pois foi palco de importantes manifestações para independência do país (pertencente à União Soviética) no início dos anos 1990. Até hoje é o principal para manifestações políticas no país. A avenida que cruza a praça é ampla, cheia de lojas e restaurantes; aos domingos fica fechada somente para pedestres.
Quando visitamos a praça era domingo e a rua estava fechada para a população aproveitar o lugar. Inclusive estava tendo um show/apresentação em que tocava XUXA (sim a nossa Rainha) com direito a coreografia de “soco-soco, bate-bate, soco-soco, vira-vira…”.
Catedral de São Vladimir (St Volodymyr)
Siga na direção Sul até a Tarasa Shevchenka Boulevard, vire à direita e siga até a a imponente Catedral de São Vladimir – considerada a mais importante Igreja Ortodoxa do país, construída entre 1862 e 1896. Leva o nome do príncipe (após santificado) que foi conhecido por realizar batismos em maça das pessoas que habitavam a região.
Ópera de Kiev
Uma quadra atrás da catedral – na esquina da rua Bohhdana Khmelnytskoho com a Volodymyrska – encontramos a Ópera de Kiev (denominada Taras Shevchenko em homenagem ao poeta, pintor e desenhista fundador da literatura moderna ucraniana). O prédio da Ópera data de 1867 e tem uma arquitetura neo-renascentista. Os turistas podem realizar uma visita guiada ou apreciar um bom espetáculo de Ballet ou Ópera.
Golden Gate
Na mesma rua da Ópera está um dos patrimônios da UNESCO da cidade. O Portão Dourado (Zoloti Vorata) é uma reconstrução de um portão de entrada na cidade na época medieval. Dentro dele encontramos um museu.
Igreja de Santa Sophia e seu complexo
Seguindo na rua Volodymyrska encontramos a encantadora Igreja de Santa Sofia e seu complexo culturas, o primeiro monumento ucraniano considerado patrimônio da UNESCO. Fundada em 1011 e concluída em 1018 é a igreja cristã mais antiga que está completamente preservada na região eslava. Durante o regime comunista deixou de servir à religião e foi transformada em museu. Ainda conta com afrescos originais do século V e sua visita, mesmo que rápida, é essencial para quem visita Kiev.
Mosteiro de São Miguel das Cúpulas Douradas
Continue caminhando 500m à frente pela passagem Volodymyrs’kyi chegamos ao Mosteiro de São Miguel das Cúpulas Douradas, a primeira Igreja a ter o seu topo dourado. Originalmente datada de 1050, foi reconstruída praticamente do zero após ser destruída nos anos 1930 durante a ocupação soviética; parte dos seus mosaicos, porém, são originais.
Arco da Amizade
Próximo ao mosteiro fica o arco da Amizade, construído no período soviético e que simbolizava a unificação entre Rússia e Ucrânia. Não é nada magnífico mas se sobrar tempo e estiver por perto vale a fotografia e ver a margem do rio Dnipro, que corta a cidade.
Após esse intenso passeio a ideia é retornar para a rua Khreshchatyk e encontrar um restaurante para um jantar.
A alimentação na Ucrânia além de barata é muito gostosa, possui opções para todos os tipos de paladar. Ou também aproveitar para descobrir o sabor do Borsch ou do Varenik, duas comidas típicas da região. O primeiro é uma sopa de vegetais a base de beterraba e o segundo é um bolinho de massa recheada.
No segundo dia se prepare para explorar Chernobyl!
Deixe nos comentários a sua experiência ou suas dúvidas sobre o lugar. Compartilhe com amigos esse post.
Continue Reservando pelo Mundo conosco e até a próxima!