O que fazer em Cracóvia – Roteiro de 1 dia

1

Quando estávamos programando nossa viagem pelo Leste Europeu a vontade de conhecer Auschwitz era grande e fizemos uma pesquisa de como encaixá-la no roteiro. Nossa visita ocorreu após o passeio por Kiev e Chernobyl e a cidade polonesa mais próxima ao local é Cracóvia e possui ligação com voo direto da capital ucraniana.

A cidade é a segunda maior do país e possui um centro histórico que é Patrimônio Mundial pela UNESCO. Já foi capital europeia da cultura e, sem dúvida, é uma das cidades mais bonitas do roteiro.

Cracóvia

Como chegar à Cracóvia

A Polônia não possui voo direto com o Brasil, mas o aeroporto da Cracóvia (KRK) possui múltiplas ligações com as cidades europeias (voos diretos a partir de Paris, Zurique, Frankfurt, entre outros).

Os trens também são uma opção, mas depende muito da onde você estiver saindo. Por exemplo, de Praga são mais de 8 horas de viagem.

Do Aeroporto ao Centro da Cracóvia

O meio mais fácil é chamar um uber, o trajeto é relativamente curto e o preço é parecido com o Brasil. Para quem chega de trem ou ônibus, o terminal é logo ao lado da entrada dos portões.

Qual a melhor época para visitar a Cracóvia

A Polônia é um país frio e a região da Cracóvia tem uma média mensal de 9 dias de chuva, principalmente entre maio e agosto (verão europeu). Estivemos lá em setembro e o clima foi bem agradável.

No geral, para conseguir aproveitar bem a viagem para Europa o ideal é viajar nas meias-estações (setembro a novembro ou março e abril).

Quanto tempo ficar na Cracóvia

A cidade merece pelo menos 1 dia inteiro de passeio, então sugiro 3 dias no local: 1 dia de trânsito, 1 dia na cidade e 1 dia para Auschwitz.

Onde se hospedar em Cracóvia

O melhor local é no centro histórico, próximo a praça principal (Rynek Główny). Por ali você encontrará muitos restaurantes, cafés e é próximo de todas as atrações – inclusive da saída para a vista em Auschwitz.

Roteiro de 1 dia por Cracóvia

A Cidade Velha fica cercada pelo parque Planty que substituiu a antiga muralha da cidade. Inicie o dia conhecendo o Barbakan – um portão fortificado do século XIII para proteger a cidade das invasões turcas – e o Portão Florian que marca o início da cidade.

Portões de Entrada da Cidade Velha – São Florian e Barbakan

O Florian servia como uma segunda barreira contra invasões e é um dos mais antigos ainda intactos na Europa.

O trajeto que passa pelos portões atravessa a praça e chega ao Castelo é conhecido como rota Real, pois era a rota feita pelos Reis no dia da coroação.

Barbakan
Portão Florian

A partir desse ponto só são permitidos carros locais e previamente autorizados a circular no centro da cidade.

Siga pela rua Florianska e aprecie uma das ruas mais antigas da cidade que hoje conta com restaurantes, lojas e hotéis.

Praça Principal (do Mercado)

No final dessa rua está a grandiosa praça da cidade, pode-se dizer o coração da Cracóvia.

Nela encontramos o Sukiennice que abriga o museu Nacional e no andar térreo diversas lojas de souvenirs e produtos típicos; a torre da Prefeitura onde é possível subir os seus 100 degraus e ter uma vista panorâmica da cidade.

Rynek Główny - Praça do Mercado
Rynek Główny - Praça do Mercado

Essa praça vai ser seu ponto de encontro, partida e chegada realmente tudo gira em torno dela.

Basílica de Santa Maria

A igreja fica na praça e é uma edificação deslumbrante e data dos anos 1200. Para ter acesso ao seu acervo e poder apreciar seu interior é necessário comprar ingresso; uma parte, porém, é permitida a entrada gratuita para quem quiser rezar.

Igreja de São Pedro e São Paulo

Siga pelo lado oposto da igreja, numa linha reta com a rua Florianska e você estará na rua Grodzka – a mais antiga da cidade. Por ela também passava o cortejo da coroação dos reis.

Mais ou menos na metade dela você encontrará a Igreja de São Pedro e São Paulo, a primeira igreja barroca da cidade.

Castelo Wawel

Ao final da rua Grodzka você chegará na enorme construção que é o castelo da cidade. As filas para comprar ingresso para a visita costumam ser grandes, por isso compre com antecedência pela internet.

É possível, também, visitar a área externa do castelo e apreciar as belas vistas da cidade e da margem do rio Wisla. O complexo engloba a visita aos aposentos do castelo, a Catedral e a gruta do Dragão.

Vista do Castelo Wawel

Na saída da gruta encontramos uma estátua de um dragão que de tempos em tempos “cospe” fogo, em alusão a lenda em que um dragão morava embaixo do castelo. Por isso, o animal é um dos símbolos da cidade.

Há uma estátua do dragão logo na saída da caverna, e solta fogo pela boca de 5 em 5 minutos, ou quando se envia um SMS com o texto “SMOK” para o número 7168[1].

Escultura de um Dragão. Ele "cospe" fogo mesmo!

Planty

Esse parque com uma extensão de cerca de 4km cerca toda a cidade antiga onde, antigamente, ficava a muralha da cidade. É muito agradável caminhar por ele e apreciar as esculturas que encontramos no caminho.

Passeios fora da Cidade Velha

Bairro Kazimierz

O bairro judeu da cidade, foi durante a Segunda Guerra, transformado em gueto e era o local onde os judeus eram separados para serem transferidos aos campos de concentração.

Hoje em dia, além de preservar a memória e contar a história do holocausto é um local descontraído com muitos restaurantes e bares.

Fábrica de Schindler

Famosa pelo filme A Lista de Schindler, o local é um museu na antiga fábrica que salvou mais de 1000 judeus de serem transferidos para os campos de concentração.

A entrada é paga e recomendo fazer a compra pela internet antes de ir para o local.

Auschwitz-Birkenau

É um dos passeios mais procurados da região e contarei para vocês em um post separado.

Continuem Reservando pelo Mundo conosco e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *