Como planejar a visita pelos Vinhedos de Stellenbosch e Franschhoek

0

A África do Sul é uma grande produtora de vinhos no mundo há mais de 350 anos, desde quando as videiras foram importadas pelos holandeses para as terras africanas os habitantes aperfeiçoaram as técnicas e criaram as suas próprias variedades e características únicas dos seus vinhos.

Existem várias regiões que produzem vinho, a maioria no Oeste do país, as principais são:

  • Coastal Region
  • Breede River Valley Region
  • Olifants River
  • Cape South Coast
  • Klein Karoo

Apesar de tantas regiões, quando falamos nos vinhedos sul-africanos os mais turísticos e visitados (e os de vinhos mais renomados) são as vinícolas da região de Coastal – sendo a principal cidade Stellenbosch.

A região fica a 50 quilômetros ao leste da Cidade do Cabo e conta com uma infinidade de bons vinhos e bons pratos.

Vinhedos de Stellenbosch e Franschoek

Como chegar em Stellenbosch e Franschhoek

A partir de Cape Town você pode alugar um carro ou contratar empresas que façam tour pela região das vinícolas. Recomendo, FORTEMENTE, que você alugue um carro.

São apenas 40 minutos de estrada que são ótimas auto-estradas, sem pedágios e muito bem sinalizadas. Os aplicativos de mapas funcionam muito bem por lá também.

Aluguel de carro

Sempre alugue com antecedência, geralmente alugamos pelo RentalCars e retiramos o carro no aeroporto de Cape Town mesmo, já que ele fica na saída para a região das vinícolas. Na África do Sul, devido a sua colonização a mão é inglesa, ou seja, você dirige do lado esquerdo da estrada. É mais fácil do que parece, mas exige atenção principalmente nos cruzamentos. A grande dica é alugue um carro automático, porque pensar tudo ao contrário já é trabalhoso demais para ainda ter que fazer as marchas com o a mão esquerda.

Na África do Sul também é proibido dirigir e consumir bebida alcoólica, mas a tolerância não é zero (como no Brasil), e confesso nunca vimos nenhuma blitz durante o dia por lá. Deguste com moderação e, se possível, faça um rodízio do(a) motorista da rodada.

Qual a melhor época para visitar Stellenbosch e Franschhoek

Para comer e beber bem não tem muito tempo ruim, mas claro que se estiver com sol ajuda muito; portanto vá de outubro a início de maio que é quando a chance de chuva é muito menor.

Quanto tempo ficar em Stellenbosch e Franschhoek

A região é um descanso na sua viagem, onde a quantidade de “compromissos” por dia diminui muito. Então vai depender muito do seu ritmo de viagem.

Nós recomendamos pelos menos 4 dias inteiros se você possuir em torno de 15 dias de viagem ou 3 dias caso vá passar 10 dias no país.

Onde se hospedar em Stellenbosch e Franschhoek

As grandes estrelas da região são as Wines Estates, que são vinícolas que possuem hospedagem. Nelas o grande foco é o conforto e a experiência de cada hóspede, seja nos maravilhosos cafés da manhã, na arrumação do quarto ou simplesmente nos locais para apreciar a vista estonteante.

Sem dúvida essa a parte da viagem onde deve-se investir no hotel que se escolhe.

Asara Wine Estate

É uma construção em estilo colonial que consegue oferecer um serviço de ponta aliado a um acolhimento muito íntimo. Eles oferecem um wine bar (um restaurante mais descolado) chamado SansiBar, que só de escrever já me faz querer me teletransportar para lá; um ótimo lugar para tomar um bom vinho e apreciar uma pizza em forno à lenha ao pôr do sol.

Também contam com um restaurante mais refinado com menus assinados por ótimos chefes do país, mas o nosso queridinho do lugar é o café da manhã.

Sem dúvidas um dos melhores buffets que já experimentamos, não pela quantidade de comida exposta, mas pela qualidade. Além do buffet fixo eles possuem um menu de pratos quentes em que eles fazem um maravilhoso eggs benedict.

Visite o site

Entrada do Asara Wine Estate
Vista da varanda do Café da Manhã - Asara
Pôr do Sol da sacada do quarto!

Uma das vinícolas mais famosas da região que conta com instalações de luxo, cabanas privativas e excelentes rótulos.

Imagine um banho de piscina com essa vista...

Ela conta com um amplo espaço livre com trilhas de caminhada, passeios de bicicleta, lago para andar de caiaque, um jardim bem famoso na região e ótimas vistas.

Eles possuem uma área de degustação de vinho totalmente renovada (que pode ser acessada por não hóspedes também) que conta com um menu de tábuas de queijo e vegetais que são sensacionais.

Fica na cidade de Franschhoek- apenas 35 minutos de distância de Stellenbosch.

É um charme de hotel, com poucos quartos, um jardim lindo e uma vista dos pés das montanhas indescritível.

Vista do quarto no Leeu

Onde comer

A região possui uma alta concentração de restaurantes por metro quadrado e um melhor que o outro, e isso torna a tarefa de escolher o restaurante uma atividade árdua.

No topo de uma colina, na propriedade de da vinícola Hidden Valley está esse restaurante que é show de gastronomia e apresentação; tudo isso emoldurado com a vista magnífica de um vale.

O menu conta com opção de 4 ou 8 pratos, além de serviço à la carte, se possível sugiro fortemente o menu degustação.

Vista do Almoço no Overture
Os detalhes em cada preparação é impecável

Situado em Franschhoek, é um restaurante relativamente pequeno, mas que fica aos pés de um parreiral próximo a uma montanha, é um refúgio do mundo. O menu degustação que eles chamam de “Tapas for 2”. é para duas pessoas e a experiencia é ótima. Ah adoramos o vinho Shiraz 2015 da vinícola Maison.

Eles possuem outras 2 localizações em Constantia e no centro de Cape Town.

A Varanda do restaurante
Nem precisa de legenda

Um restaurante moderno e premiado que fica em uma construção de vidro junto à vinícola fornecendo vistas lindas enquanto se degusta uma refeição rebuscada que mistura elementos da cozinha tradicional africana com conceitos contemporâneos.

As mesas do Restaurante ficam nessa parte suspensa
Cada prato é uma experiência

A vinícola possui um restaurante com um deck com vista para um vale, o que torna o almoço ainda mais especial. Os vinhos da casa são excelentes e harmonizam muito bem com o menu oferecido.

Uma propriedade linda às margens de um lago com um deck que convida a passar a tarde tomando vinho e apreciando a paisagem.

O menu degustação possui serviço de 4 pratos e varia conforme a estação. Nós pegamos pratos à la carte mas a comida era deliciosa.

O que fazer

Alguns dias onde a única programação é saber onde e qual o próximo vinho é tudo que precisamos, o famoso “dolce far niente” dos italianos.

Porém um pouco de planejamento não faz mal a ninguém.

Degustação de vinhos nas vinícolas

Independente se você está hospedado em uma vinícola ou se você vai almoçar no restaurante dela uma forma muito boa de conhecê-la é provando os seus vinhos.

Praticamente todas as vinícolas da região possuem degustação (Wine Tasting) que basicamente é um local a parte na vinícola onde eles apresentam seus vinhos para os turistas e que são possíveis de serem comprados.

Usualmente eles possuem algumas opções de degustação: com mais ou menos vinhos, vinhos premium ou mais comuns, harmonizadas com queijo ou chocolate….a variedade é enorme (ainda bem!!).

Os restaurantes que citamos acima também possuem um espaço exclusivo para degustação então mesmo que você não vá almoçar eles são ótimas opções!

Outra opção para uma ótima degustação harmonizada é a Waterford Wine Estate

Degustação na vinícola Waterford

Conhecer o centro de Stellenbosch

A cidade foi a segunda fundada na África do Sul em 1679 (a primeira foi Cape Town) então as suas ruas são ricas em história. Por ser pequena é fácil de explorar a pés as três principais ruas: Merket Streets, Drostry e Dorp (principal).

Por ali há diversas lojas, galerias e restaurantes. Passear uma tarde por essas ruas é um programa bem agradável.

Transportando vinhos no avião: como fazer?

Já que a super estrela do local é o vinho nada mais justo do que trazer alguns exemplares para casa, não é?! A logística é bem tranquila e o que dá mais trabalho é como embalar.

Algumas vinícolas, dependendo da quantidade de vinho comprado, fazem uma caixa apropriada para o transporte; porém para ter mais liberdade na hora de escolher o recomendado é comprar uma mala com divisões para vinho ou caixas térmicas com local específico para as garrafas.

Na vez que trouxemos vinhos para o Brasil, nós compramos 2 caixas de isopor de 6 lugares cada em uma degustação que fizemos (no Leeu Estates) e fomos comprando garrafas sortidas de cada lugar que passamos.

É incrível como cada vez que abrimos uma garrafa nos lembramos da viagem, do lugar, da sensação…

As regras: só é permitido transporte de garrafas na bagagem despachada e com limite de 12 litros (ou seja, 16 garrafas de 750ml) de vinho por pessoa. Mais de 10 itens iguais (por exemplo, mais de 10 garrafas do mesmo vinho, iguais) são considerados para comércio e podem ser inspecionados na alfândega. Na hora de despachar comunique que o conteúdo é frágil e que contém bebida alcoólica.

A nossa bagagem era forrada com isopor e nós ainda embalamos cada garrafa em meias, as 12 chegaram inteiras!

Os especialistas recomendam deixar o vinho descansar pelo menos 15 dias após a viagem devido as grandes mudanças de posição e temperatura que eles sofreram.

Essa região dos vinhedos é um dos lugares que mais gostamos de estar; sempre nos remete a bons momentos e boas experiências. Espero que vocês também aproveitem.

Continuem Reservando pelo Mundo conosco e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *