Apesar de ser a maior cidade do país, ela não é uma das capitais. A África do Sul possui três capitais: Cidade do Cabo, legislativa; Pretória, administrativa; Bloemfontei, judiciária.
- Moeda: Rand (ZAR)
- Idioma: Inglês, Africâner (11 idiomas oficiais)
- Necessita vacina? Sim, febre amarela
- Visto: Não
- Carro de aplicativo: Sim
- Fuso horário: UTC+2 (5h a mais que horário de Brasília)
- LGBTQIA+ friendly: sim
Como chegar em Joanesburgo
O país é ligado ao Brasil através do Aeroporto de Joanesburgo, pois possui voos diretos entre São Paulo (GRU) e O.R Tambo (JNB). As companhias que fazem o trajeto são a LATAM e South African Airways, entretanto devido a pandemia a companhia sul-africana suspendeu temporariamente as suas operações.
Do Aeroporto ao Centro de Joanesburgo
O meio mais rápido e fácil é utilizando o Gautrain, um trem confortável que interliga, além diversas áreas da cidade, o aeroporto com Pretória.
Ao sair da área de desembarque é só seguir as placas que identificam “Train” e a sinalização no chão – a área é realmente bem demarcada.
Ao chegar na estação, você encontrará as máquinas automáticas (atentar pois às que ficam à direita somente aceitam dinheiro), nelas você deve comprar o seu Gautrain Gold Card, que é um cartão recarregável (ou carregar o seu caso já o tenha).
A cobrança é um pouco confusa, pois existem tarifas para horário de pico e fora do pico e depende do ponto de partida e chegada. Por isso um opção mais confortável (afinal, estamos de férias!) é a Pay-as-you-Go (pague por uso), em que a pessoa carrega um tanto de dinheiro e vai usando conforme a necessidade. Ah, o preço do cartão é 17,00 rands (R$ 5,00)
Se pela sua programação você só vai usar o trem para ir e voltar do aeroporto, a melhor opção é o Return trip (bilhete de ida e volta) em que você seleciona a estação do aeroporto e a mais próxima do seu hotel.
O horário de funcionamento é das 04h55 até 21h20. Confira aqui as tarifas e horários atualizados.
Dentro da cidade o Uber funciona bem também.
Qual a melhor época para visitar Joanesburgo
Onde se hospedar em Joanesburgo
Os dois principais bairros turísticos da cidade são Rosebank e Sandton, com destaque para o último. Procure hoteis próximos a Nelson Mandela Square.
A praça fica junto com o Shopping Sandton e oferece diversas opções de restaurante, lojas e entretenimento.
O que fazer em Joanesburgo
Na nossa sugestão de 1 dia inteiro na cidade recomendamos utilizar os ônibus Hop on/Hop Off, nós fizemos o City Sightseeing que apesar de beeem turístico fornece um bom panorama da cidade e os áudios são bem completos.
Os valores são de U$ 14,00 por pessoa para o uso em 1 dia, são duas linhas (vermelha e verde) com duração total da volta (sem descidas) de 2h20 min.
Alguns dos principais pontos da cidade são:
Apartheid Museum
Um dos museus mais importantes do país e um museu que conta o horror e a barbárie que foi esse sistema de segregação racial. Antes mesmo de entrar já começamos a ter um fragmento de noção do que foi esse período.
Ao comprar os ingressos, o visitante é aleatoriamente classificado como branco ou não-branco e isso já o direciona para diferentes portas de entrada no museu.
A visita é pesada mas de uma importância sem igual para qualquer ser humano. É um desses exemplos de que necessitamos conhecer a história para não repetirmos os erros novamente.
A minha ressalva fica para a impressão de que o preconceito é tão enraizado que eles não quiseram mostrar todo o impacto e brutalidade que foi o que eles viveram com medo de “chocar demais” os brancos. Enfim, independente de qualquer coisa a visita é obrigatória.
Acesse o site oficial para maiores informações.
Constitution Hill
É um museu que conta a jornada da África do Sul até a sua democracia atual. O local era uma antiga prisão e forte militar, pontos estratégicos de governos ditatoriais do passado. Hoje em dia é a sede da Corte Constitucional do país.
O local possui diversos tour para os visitantes o mais acessível (em se tratando de tempo) é o tour de uma hora que mostra os principais locais e histórias da construção.
Acesse o site oficial aqui.
Soweto
Esse é um bairro que fica à sudeste da cidade e que ficou conhecido pela resistência contra o regime do Apartheid. Foi o local onde Nelson Mandela morou uma parte da sua vida.
Você pode contratar passeios que saem do centro da cidade ou alugar um Uber para ir até lá e ao chegar contratar um guia local em um TukTuk e fazer um passeio por esse histórico bairro.
Se por acaso forem passar mais um dia na cidade, nossa sugestão é fazer um bate-volta à Pretória, uma das capitais do país. Existe uma linha do Gautrain que leva até lá.
Ressalva quanto a passeios que envolvem animais
Nas proximidades de Joanesburgo existem diversos parques que oferecem passeios com contato com os animais, confesso que na primeira vez que fomos não pensei na crueldade e me deixei levar (arrependimento e culpa são constantes na minha cabeça sobre isso) mas lembrem: não é bonitinho tirar fotos com filhotes de leão ou cheetas dopadas que são obrigados a passar o dia entretendo turistas sendo que eles são animais que dormem quase 20 horas por dia. Somente não façam isso!
Não são todos os parques que expõem os animais a esse estresse todo mas sugiro pesquisar bem antes de ir visitar uma reserva.
Continuem Reservando pelo Mundo conosco e até a próxima!