Quando você for a Cape Town vai entender a importância que a Table Mountain tem na cidade. Quem já foi, com certeza, já notou isso.
Ela está presente em praticamente em todos os ângulos de visão e isso faz dela um objeto de adoração e de fomento da criatividade de seu povo.
A primeira vez que desembarquei na Cidade do Cabo minha primeira conclusão foi a mais óbvia, sim ela se parece com uma grande mesa e sim ela é muito maior e mais linda do que eu pensava ser.
Spoiler: Sou apaixonado por ela!
Algumas informações para vocês terem uma ideia do tamanho: O bloco de arenito e quartzito tem 450 a 500 milhões de anos e o platô a 1.000 metros de altitude possui cerca de 3 km de extensão, do Pico do Diabo (Devil’s Peak) no leste à Cabeça do Leão (Lion’s Head) no oeste.
Quando você está lá em cima percebe que ela não é tão retinha, mas continua sendo linda mesmo assim.
Uma das coisas que mais chama a atenção de todos é o espetáculo visual chamado de “Toalha de Mesa” porém ele não acontece sempre e precisa de uma união de fatores climáticos.
Como se forma o fenômeno da “Toalha de Mesa”?
A formação das nuvens orográficas criadas quando o vento sudeste vindo do oceano encontra a montanha e a umidade condensada transforma-se na chamada “toalha de mesa”.
Não podemos confundir a simples neblina, que por vezes toma conta da montanha, com o espetáculo visual que a toalha de mesa proporciona.
Origem do nome
Apesar de ter sua origem embasada na ciência eu prefiro acreditar na lenda do pirata Jan Van Huks e do dia que ele desafia o diabo.
A lenda diz que o pirata Jan Van Hulks subia a montanha Devil’s Peak, na época chamada de Windberg lá pelos anos de 1700, para fumar seu cachimbo até o dia que foi desafiado por um jovem misterioso para saber quem fumava mais. O que Jan não sabia é que o jovem misterioso era o Diabo.
Após dias de competição o pirata Jan vence, mas a quantidade de fumaça é suficiente para cobrir a Table Mountain; nascendo, assim, a origem da toalha de mesa.
Obviamente há divergências quanto a origem do nome, pois alguns alegam que a lenda só surgiu após a mudança do nome para Devil’s Peak.
Não importa suas crenças, simplesmente não se pode negar que a visão é de tirar o fôlego e encantar os olhos.
O fenômeno é mais facilmente visto na primavera e no verão, entretanto durante os meses mais frios outros fenômenos climáticos ocorrem – como a neblina por exemplo, mas não a toalha de mesa.
Continuem Reservando pelo Mundo conosco e até a próxima!
Table Mountain, uma das visões mais incríveis . E a sensação de estar no topo do mundo é simplesmente fantástica. Parabéns pelo site, muito bem escrito e as fotos são incríveis .